sábado, 16/10/2021
23.1 C
Umuarama

A história do caminhão betoneira

Betoneira: o equipamento mais requisitado na construção.

O equipamento essencial em uma construção civil é a betoneira, usada para misturar diversos materiais, como pedra, areia e cimento na proporção e textura devida, de acordo com o tipo e tamanho da obra. Provavelmente já deve ter cruzado com uma betoneira, mas você sabe qual é a origem dessa ferramenta?

Antigamente eram os cavalos quem puxavam os misturadores de concreto. Então, o engenheiro armeno-americano Stephen Sepanian criou, em 1916, a primeira betoneira motorizada. Mas, foi somente na década de 40, depois da Segunda Guerra Mundial, que o primeiro caminhão betoneira, como é caracterizado o equipamento hoje, foi criado. Atualmente, uma betoneira é capaz de transportar até 12 ou mais m³ de concreto.

Então, a betoneira se firmou de vez acoplada ao caminhão e, desde então, os esforços da indústria têm sido para aperfeiçoar ainda mais o equipamento, buscando melhores formas de homogeneizar o concreto, feito por meio da mistura de cimento com pedras, areia e água, e mais velocidade a esse processo.

Após quase 100 anos de história, a betoneira hoje figura na lista das invenções essenciais para o desenvolvimento e da qualidade de vida no mundo como o conhecemos atualmente. Pensando em ajudar a melhorar cada vez mais essa máquina tão importante, a Telemachine dispõe de uma avançada tecnologia para ajudar no controle operacional da betoneira. A tecnologia permite verificar a velocidade de rotação do balão e detecta o sentido de movimento, identificando se o mesmo está misturando, parado ou descarregando. Com base nas informações obtidas e transmitidas de forma on-line, são feitas análises contínuas, possibilitando que as regras da operação sejam avaliadas de forma permanente. Com isso, ela evita o desvio de concreto, reeduca os condutores no uso do equipamento, diminuindo o período de manutenção hidráulica de mecânica. Também permite que seja feita a análise operacional da utilização e produção do conjunto caminhão betoneira e, evita os excessos desnecessários de rotação do balão, resultando diretamente na redução do consumo de combustível.

FONTE: https://blogtelemachine.com/2017/08/31/conheca-a-historia-da-betoneira/

Outros Artigos

Umuarama
nuvens quebradas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
76 %
2.8kmh
84 %
sáb
24 °
dom
22 °
seg
20 °
ter
18 °
qua
20 °
830FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever